Rádios e programas de Rock.


                   

Vamos falar um pouco, sobre  a ESCASSEZ de Rádios  e programas  SÉRIOS de Rock  e suas subdivisões. 

Vejo vez ou outras,surgir  uma tentativa de fazer um "programa " voltado  para o público  underground do Rock /Metal...

Na maioria das vezes,quando se tem uma visão  diferente  da multidão, e com algumas opiniões que desagradam ,muitos  "undergraulinos"; começam  a nós tachar de "Rambo dos teclados ", ou que estamos  exigindo alguma  "notoriedade "  nesse  ambiente  marginal  chamado de Underground. 
Só  uma pessoa  MÍOPE ou com alguma  avaria cognitiva para ter esse tipo de conclusão. 

Ah! Se vamos  falar de Rádios e programas radiofônicos,primeiro vamos esclarecer que o radio(aparelho )foi inventado pelo padre/cientista  Roberto  Moura no ano de 1894 em São Paulo. 

O motivo da patente da invenção do rádio não  ser creditado  a ele,é  que por sua inteligência e esperteza; era encarado com desconfiança pela comunidade religiosa, que o acusavam de praticar feitiçarias. 

Mais  um brasileiro queimado, e injustiçado.   Mas, voltando à falar  de Rádios e programas  de Rock, especificamente em Recife  estamos  praticamente  órfãos.   Isso mesmo, pois como falei acima,existe  TENTATIVAS de algumas  pessoas de fazer um programa de Rock. 


Falo tudo  isso, e muito mais porque tenho na lembrança, pois,era muito  moleque que talvez  muitos não  saibam, mas em Recife  já tivemos uma filial da Rádio 89 Fm,conhecida como "A Rádio Rock ".        Isso foi lá. ..nos anos de 1991/1992... como não existia internet, foi através de jornal impresso, que fiquei sabendo que Recife teria uma filial da Rádio 89 Fm.   Aguardei ansioso pela data e finalmente, era Rock !!! O dia inteiro :)  
Imagina só, rolar  "orgasmastron -Sepultura ", tocando no radio às 09:00 da manhã! Led Zepellin,Pink Floyd, ....

E lembro também que o João Gordo, tinha um programa muito pesado, à meia-noite, mas menino dorme logo zzz...desligava o radio.

Rolava também, um ótimo programa de Rock na extinta rádio Manchete, chamado "Manchete Rockstars" sempre aos domingos cinco da tarde;era uma verdadeira AULA de Rock! !!
Era uma hora de programa, dividido em 3 blocos ; bloco 1-Rock &roll /progressivo, bloco 2- hard rock /heavy metal, bloco 3-Trash/Death /Hardcore.

Têm  uma outra vantagem, ter irmão mais velho que conheça de muito Rock, e tenha mais de 500 vinis de Rock  :) hehehehehe. ..

Tudo isso, faz você  ter uma  experiência muito  profunda e variadas sobre  o mundo  da música Rock.    E  ter a convicção do que se está falando, que volto a afirmar, estamos órfãos de Rádios Rocks e também de programas de Rock,ouvi  algumas dessas TENTATIVAS, e...esquece. 

AC/DC 1985
Ozzy Osbourne, Rock Rio1985


Pink Floyd, foto  rara!

Fred  Mercury  e Mary Austin; esposa! Ela foi a inspiração dele para escrever  a música " Love of my  Life ",cá  pra nós  ela ganhou uma fortuna só  de propriedades do Fred,pois, ele deixou  tudo  no testamento para ela.


Alguns podem ficar se perguntando : " e qual  foi o motivo da filial da Rádio 89 Fm não  ter ficado  em Recife  até  a data  atual?"       Bom, primeiro falarei do fim dos programas  de Rock, a rádio  Manchete Fm ,foi vendida e teve outro tipo de programação, alguns outros programas, foram surgindo e acabando. .. e finalmente o motivo do fim da 89 Fm a rádio  Rock,deixar  de existir  em Recife  foi,.... a explosão  de Chico Science  E  o movimento  Mangue beat, isso mesmo! 

A revelação na música brasileira, a banda Chico  Science e o seu movimento, fez com que a produção dessa rádio Rock, tirasse  a conclusão, de que uma rádio Rock naquele momento, fosse impossível se manter em Recife, por na época, não ter tido uma boa recepção de público Rocker; é  um caso  desses  de um acontecimento certo  (a filial da 89Fm), numa época  errada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário